top of page

Minha experiência de ator está ligada ao teatro de animação (Bonecos, máscaras, sombras e objetos)  e a performance. As técnicas, dramaturgias e modos de criação, permeiam  meu trabalho autoral como linguagens de cena.

SÓ DÓI QUANDO EU RIO

Direção coletiva (2014)

Realização: Coletivo Tartarugas e Grupo Cuíra

Função: Ator/Manipulador

Belém (PA)

A peça tem como objetivo fazer rir e, com isso, provocar reflexão. A fábula foi criada coletivamente, e tem influência de Dias Gomes com a fictícia cidade de Sucupira como pano de fundo para apresentar acontecimentos surreais. 

Mascaras A1.png
Ator 2.png

*Clique nos vídeos para aumentar e acionar o volume

NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UM BONECO

Exposição de bonecos que ocorreu em São Paulo (2009).

Realizada pela Associação Via Libris de Livreiros, com o apoio da Subprefeitura da Sé, a mostra exibiu11 bonecos cênicos, confeccionados por Jef Cecim com referência em grandes nomes da literatura brasileira e de suas obras e personagens. Entre eles, Machado de Assis, Mario Quintana, Cora Coralina, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e Max Martins.

No meio do Caminho 1.jpg
Dora.jpg
Encaixotando Lendas
Encaixotando Lendas
Encaixotando Lendas
Encaixotando Lendas

ENCAIXOTANDO AS LENDAS

Fundação Curro Velho (2018)

Em dois meses de trabalho e experimentações o grupo discutiu e promoveu imersões no teatro de formas animadas, que contaram com apoio, repasse de conhecimento e relatos de experiência de Aníbal Pacha (In Bust) e Mariléa Aguiar (atriz), que já possuem, assim como Jeferson Cecim, uma vasta experiência com esse tipo de teatro.

DO BARRO AO BONECO

Casa de Dona Yaya - São Paulo (2009)

Com o uso de formas plásticas da cerâmica tapajó, o espetáculo leva um pouco da tradição amazonense para o centro cultural. Com duração de 30 minutos, o espetáculo usa a técnica da luz negra.

MATER DOLORES – DESVÃOS DA MEMÓRIA

Teatro de lambe-lambe

Premiado com o edital Funarte Artes cênicas na Rua - MinC (2012)

Mini espetáculo que interpreta as imagens da velhice tomando como base o conto “A rede, dona Bibi” (In: Feias, quase cabeludas, 2005) do escritor paraense Haroldo Maranhão e o conto “Mater dolorosa”, da também escritora paraense Maria Lucia Medeiros (In: Velas por quem?, 1997). O tempo condensado, sacralizado, a superposição de significados (des)tece memórias que instauram um tempo incerto, povoado de figuras, de objetos, de vozes.

SÉRIE EXERCÍCIOS (2018)

Todo projeto na fase inicial tem um processo de pesquisa, de busca de formatos e movimentos para os bonecos.

Nesse momento, o ator identifica caminhos e possibilidades que poderão ser explorados na cena, permitindo desenhar a manipulação.

No projeto ao lado, o bonequeiro buscava associar entre música e movimentos a boneca Nina (2018).

cartaz-web-copy.jpg

RED BAG

O universo criado pelo bonequeiro Jeferson Cecim revisita a sexualidade humana, temática universal e atemporal, e aposta na composição de performance, fantasia, luz e som para criar cenários inquietantes no espetáculo. A seleção de músicas assinada por Léo Bitar traz Roberto Carlos, Rolling Stones, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Serge Gainsbourg e Yoko Ono que compõe  ambiência sinestésica.

O espetáculo contou com uma montagem em São Paulo (2012) e outras duas em Belém ,  no espaço Reator (2013) e no Teatro Waldemar Henrique (2013). 

O HOMEM DAS PALAVRAS

Performance - Museu do Estado do Pará - MEP (2019)

Vídeo experimental construído a partir da performance do ator durante convite para interagir durante a exposição SARAMAGO: OS PONTOS E A VISTA, que aconteceu em Belém.

bottom of page